O prazo para a atualização do Cadastro Único, do programa Bolsa Família, que seria encerrado hoje, foi prorrogado para o dia 31 de março.
O prazo para a atualização do Cadastro Único, do programa Bolsa Família, que seria encerrado hoje, foi prorrogado para o dia 31 de março. A decisão foi informada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, agora à tarde. A justificativa foi à lentidão no recebimento dos arquivos-retorno pelos municípios. Em Santa Bárbara o recadastramento é realizado no Centro Social Urbano, e hoje, que seria o último dia para o procedimento, mais de 200 pessoas estivera no local, sendo que a média diária, até então, era de 50 pessoas. O recadastramento teve início em setembro de 2005.
O Fundo Social da Prefeitura enviou aviso do recadastramento a mais de três mil famílias, mas até hoje apenas 2.500 haviam comparecido. O Ministério ainda informou que a prorrogação foi necessária diante do aumento expressivo do número de cadastros transmitidos a cada dia, e que ocasionou um processamento lento dos arquivos, sobremaneira nos últimos 20 dias. Ainda de acordo com o Ministério, isso faz com que os municípios que já realizaram todo o trabalho, não recebam os retorno até o dia 28, ficando impedidos de efetuar alguma correção, caso os arquivos tenham sido rejeitados.
Em seu comunicado, o Ministério também admitiu reconhecer as dificuldades operacionais encontradas pelos municípios que estão comprometidos com a atualização cadastral, e objetiva fazer com que estes possam concluir o trabalho de digitação e transmissão dos dados. A orientação dada às prefeituras, é que considerando que todos os cadastros válidos até 31 de março serão remunerados, faz-se importante que o município continue transmitindo os cadastros já digitados, mesmo que ainda não tenha recebido os arquivos retorno dos últimos lotes enviados.