O Hemocentro da Unicamp realizará amanhã (5/7), a campanha mensal de doação de sangue, na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos. A coleta é feita por uma equipe de profissionais do próprio setor da universidade. Todos os candidatos a doadores serão incluídos em um cadastro, preenchido com seus dados pessoais. Além disso, alguns cuidados serão tomados como a aferição da pressão arterial e realização de exame de glicemia.
Outro procedimento adotado é uma entrevista, que auxilia na verificação de suas condições de saúde. Após estes procedimentos, cada doador será atendido para a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra.
Todo doador receberá em alguns dias, a carteirinha com os resultados negativados dos exames realizados para a detecção da doença de Chagas, sífilis, hepatite B e C, AIDS, HTLV I e II e o grupo sanguíneo. No caso de alguma alteração, em qualquer um dos testes, o Hemocentro notificará e encaminhará o doador para acompanhamento médico.
O atendimento no local é realizado sempre entre 9 horas da manhã e o meio-dia. Dentre os requisitos para a pessoa ser doadora em potencial, exige-se: ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum. Vale ressaltar que doar sangue não tem nenhum efeito colateral. O sangue do doador não engrossa ou afina e nem aumenta obrigando-o a doar sempre.