A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, que se difunde através do ar, quando a pessoa doente tosse, espirra ou fala eliminando gotículas contendo o micróbio causador, que é Bacilo de Koch
TUBERCULOSE
A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, que se difunde através do ar, quando a pessoa doente tosse, espirra ou fala eliminando gotículas contendo o micróbio causador, que é Bacilo de Koch.
Esse bacilo tem este nome para homenagear o cientista que o isolou pela primeira vez em 1882. É também conhecido por BK (que significa Bacilo de Koch).
No mundo todo há em média 8 milhões de casos novos de tuberculose no ano, levando a morte cerca de 2 milhões de pessoas no ano.
No Brasil tem cerca de 90 mil casos novos ao ano, com morte de 6 mil ao ano.
Os países com mais casos de tuberculose são Índia, China, Indonésia, Nigéria, Rússia e Brasil.
Na Índia tem em torno de 1 milhão e 100 mil casos ao ano. No Brasil 90 mil ao ano, na Argentina em torno de 13 mil ao ano e Itália 5 mil casos .
Contágio da Doença
Após penetrar no organismo pela via respiratória, o bacilo pode instalar-se em qualquer órgão. Na maior parte das vezes ele fica nos pulmões, pois ali tem as condições ideais de crescimento e multiplicação (muito sangue e muito oxigênio).Mas pode ir a outros órgãos como a pleura que é a capa dos pulmões, rins, ossos, meninges que são capas do cérebro, garganta, intestino, pele, etc.
O contágio geralmente se dá em casa ou no trabalho, depende das condições de saúde da pessoa, das suas condições imunológicas.
A doença passa de um para o outro pelo ar, mas não passa pelo contato de mãos, pratos, garfos, colheres e copos.
Não precisa isolar a pessoa doente. Precisa sim, tomar a medicação correta, na dose certa.
Depois de 2 semanas de tratamento já não se transmite mais a doença, pois os bacilos ficam mais fracos. Ainda não se está curado, apenas não transmite, pois o tratamento é por 06 meses de medicação.
Diagnóstico:
É formado através dos sintomas clínicos, que são muito variados, mas em especial febre moderada por mais de 15 dias e quase sempre de início à tarde, por volta das 17:00 -18:00 horas, perda de apetite, perda de peso e fraqueza, a tosse é o sintoma mais comum, com catarro por mais de 4 semanas, que pode ser com saída de sangue.
Também, faz parte do diagnóstico, uma boa história de contato com indivíduos com tuberculose, exames de catarro (escarro) para pesquisa do Bacilo de Koch RX de Tórax com alterações específicas da doença, com maior freqüência, lesões nos ápices dos pulmões.
Tratamento:
A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que se use as medicações corretamente.
O tratamento se dá por uso de medicamentos exclusivamente para tuberculose por no mínimo 6 meses.
Todo o tratamento é grátis e fornecido pelo governo.
Os casos de Tuberculose que requerem afastamento das atividades de trabalho são os casos que ainda permanece com escarro positivo para o Bacilo de Koch.
Os exames de escarro são realizados mensalmente até negativar.
Dr. Marco Aurélio Cozimo
Médico Pneumologista