Alegria, motivação e muita emoção marcaram a abertura do projeto Talento e Movimento 2006
Alegria, motivação e muita emoção marcaram a abertura do projeto Talento e Movimento 2006, que aconteceu nesta terça-feira (18/4), no Teatro Municipal Manoel Lyra. Cerca de 500 pessoas, entre integrantes de grupos e convidados, participaram do evento que contou também com as presenças do prefeito José Maria de Araújo Júnior, secretários municipais e demais autoridades.
A entrada oficial das bandeiras e a execução do Hino Nacional brasileiro, além da coreografia "Um amor Brasileiro" e a apresentação do Coral da Terceira Idade versão 2006, foram muito aplaudidas. Até o mês de novembro os grupos estarão envolvidos em diversas atividades de lazer e esportivas. Durante este período estão programados os concursos de dança de salão, miss e mister da terceira idade, entre outros. Na parte esportiva as competições serão realizadas nos meses de julho e agosto e servirão de seletiva para o JORI (Jogos Regionais do Idoso).
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Jandira Bagnoli Araújo, destacou a motivação dos grupos. "O importante é promover essa ação para que eles (os idosos) participem e se integrem. É qualidade de vida", afirmou. O prefeito José Maria de Araújo Júnior ressaltou em seu discurso o dever de ser feliz. "Nós somos cidadãos com direitos e deveres. E acima de tudo cumprindo aquele papel básico, o de ser feliz". Para Zé Maria a tristeza, as dificuldades e a insuficiência física devem ser combatidas com animo forte e com coragem.
Participam do projeto Talento e Movimento deste ano, 14 grupos envolvendo cerca de 450 idosos. Organizados pelo Fundo Social de Solidariedade estão os grupos Arco-Iris, Sol, Vida Nova, Estrela Dalva, Girassol, Alegria de Viver, Beija-Flôr, Viva a Vida, Reviver, Lua Nova, Primavera e Felicidade, além do grupo Vila São Vicente de Paulo (Asilo) e o grupo Renascer, do Serviço Social da Indústria (SESI).
O grupo mais antigo criado pelo Fundo Social do Município é o Arco-Iris, que completará 11 anos em outubro próximo. Seu atual presidente, José Aparecido Gomes, disse que os grupos da terceira idade trazem alegria e o projeto Talento e Movimento reforça a união das pessoas. "A gente está numa idade que não tem muita opção. A convivência, a troca de idéias e as atividades são muito importantes", disse.
O grupo Renascer, que é mantido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), foi o primeiro a surgir na cidade, sendo fundado em maio de 1995. Para seu presidente, Waldomiro Franco da Silva, o projeto existe para preencher espaços. "É importante porque você preenche o tempo. A gente aposenta e pensa que a vida acabou, mas não é assim", afirmou.