A Biblioteca Pública Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira (Central) de Santa Bárbara d'Oeste, contou, na sexta-feira (21), com a presença da escritora barbarense Sônia Barros, que doou ao acervo um exemplar em Braille do livro de sua autoria, Onde o Céu Acontece, editora Atual/Saraiva.
O livro foi selecionado pela Confraria das Letras em Braille do Rio Grande do Sul para fazer parte de um projeto de inclusão cultural. De acordo com a escritora Sônia Barros, o objetivo da Confraria, ao selecionar alguns títulos e transcrevê-los para o Braille, é dar oportunidade aos deficientes visuais de terem acesso à cultura e à literatura. A ação conta com apoio das editoras e da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Sônia destacou que, este ano, foram selecionados dez títulos e, entre eles, o seu livro. A escritora já participou de uma série de eventos, como a Feira do Livro de Porto Alegre, na qual entregou exemplares aos estudantes de Porto Alegre e Cachoeirinha. Ela também fez questão de trazer exemplares para sua cidade e região.
"Só o fato de ter um livro selecionado pela Confraria das Letras em Braille do Rio Grande do Sul, cujo objetivo é oferecer uma literatura de qualidade aos deficientes visuais, já é um verdadeiro prêmio. Mas, além disso, é muito gratificante saber que adolescentes com deficiência visual também poderão ler minha história", disse a escritora.
O LIVRO - Onde o Céu Acontece traz a saga de Fernando, um jovem que, como muitos outros, tem dúvidas quanto à escolha de uma profissão e, desde a infância, tem problemas de relacionamento com o pai, que é alcoólatra. Recentemente sofreu muito a perda do tio, poeta e jornalista, que sempre foi seu melhor amigo.
Com o tio, Fernando aprendeu que é preciso "fazer o céu acontecer nesta vida". Pensando nisso, e estimulado pela namorada, ele resolve fazer uma viagem para dentro de si mesmo, e sai de casa de bicicleta, sozinho, durante as férias. Enquanto pedala pela cidade, ele entra em contato com a bondade e com a maldade, consigo mesmo e com muitas pessoas e situações inesperadas.
AUTORA - Sônia Barros nasceu em Monte Mor, residindo em Santa Bárbara desde os três meses. É formada em Letras pela Unimep e lecionou por alguns anos em colégios estaduais e particulares. Publicou seu primeiro livro, Diário ao Contrário, em 1997. Conta com 15 títulos publicados e dois devem ser lançados ainda em 2013. Além da literatura infanto juvenil, conta com o livro de poemas para adultos, mezzo vôo, selecionado pela Secretaria Estadual de Cultura em 2007 e publicado pela editora Nankin. Blog de divulgação: www.escritorasoniabarros.blogspot.com
Fotos: Alexandre Laudissi