Diretores e coordenadores pedagógicos das 41 escolas da rede municipal de Ensino de Santa Bárbara d'Oeste reuniram-se nesta segunda-feira (28) com a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, para a apresentação de diretrizes da Administração Municipal para o ano letivo de 2013. Cerca de 80 pessoas participaram do encontro, ocorrido no salão nobre da Secretaria de Educação.
Integraram a pauta da reunião de dirigentes pontos como a recepção aos alunos, professores e funcionários, ações logísticas a serem efetuadas nas escolas, sistema de trabalho nos setores administrativos, entre outros. No dia 5 de fevereiro, 14.198 alunos da rede municipal de ensino iniciarão o ano letivo de 2013. Entre eles, 2.139 alunos de creche, 3.451 alunos do Ensino Infantil (pré-escola), 8.320 alunos do Ensino Fundamental e 288 alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A Secretaria de Educação promoverá no início do mês que vem uma semana de adaptação aos alunos, professores e funcionários de todos os setores envolvidos. "Nos dia 1º e 4 de fevereiro haverá um café da manhã e da tarde para cerca de 2 mil trabalhadores da Educação, entre eles, professores, monitores culturais, monitores de creche, motoristas, cozinheiras, agentes de administração escolar, agentes de organização escolar, agentes de serviços escolares", explicou a secretária.
Tânia ainda ressaltou que será debatido entre os profissionais, o plano de ação da Secretaria para este ano. "Este plano foi analisado tópico a tópico pelo prefeito Denis Andia. Portanto, estes dois dias serão para apresentar as Diretrizes da pasta e também acolher todos os profissionais com objetivo de estabelecer uma Gestão pautada no diálogo e respeito", afirmou.
Para os estudantes da rede também será promovido um período de adaptação. Alunos do Jardim 1, Jardim 2 e 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas de período integral serão dispensados após o horário de almoço, sendo que alunos do 2º ao 5º ano terão horário normal. Já nas escolas regulares, alunos do Jardim 1, Jardim 2 e 1º ano terão aula até o horário do intervalo, enquanto os alunos de creche serão dispensados às 12 horas. No caso dos demais alunos, o horário será normal.
O objetivo é que o aluno que nunca foi à escola acostume com o espaço e atividades. Neste período, segundo a secretária, as escolas terão autonomia para fazer brincadeiras e lanches especiais, além de atividades livres. Os diretores das unidades irão orientar os pais quanto aos horários e atividades do ano letivo, além do horário de entrada e de saída. Tânia afirmou ainda que durante todo o ano irá reforçar a parceria com as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil).