Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste, recolheu 1.970 pneus inservíveis de automóveis e três unidades de caminhão, por meio da Coleta de Pneus, no Ecoponto do bairro Planalto do Sol II. Além do ganho ambiental, a intenção da iniciativa é diminuir a possibilidade de os pneus serem usados como criadouros do mosquito da dengue.
Descartaram os materiais inservíveis os borracheiros credenciados pela Administração municipal. Há cadastrados no projeto em Santa Bárbara d'Oeste 64 comércios, entre borracharias e bicicletarias. Somente no ano passado, segundo a pasta, foram recolhidos 25 mil pneus de carros e 2.890 de ônibus e caminhões, além de retalhos de borracha. No total, o montante enviado para reciclagem chegou a 50 toneladas.
Norma do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) determina que as empresas fabricantes ou importadoras de pneus deem a correta destinação final ao produto usado. A Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada em 2007 por fabricantes de pneus novos para trabalhar com a reciclagem, é a responsável pela coleta na cidade.