A professora Gessi Terezinha Buschinelli Carneiro, que nomeia a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), do bairro 31 de março, foi homenageada hoje pela manhã, na unidade escolar. O motivo da comemoração foi o aniversário da professora. Compareceram ao evento do "Dia da Patrona", a secretária municipal de Educação, Neuza Carleto e o prefeito José Maria de Araújo Júnior (PSDB). Diversos grupos de alunos apresentaram honras a professora, aposentada desde 1978. Em seu pronunciamento, o prefeito elogiou a professora e a sua classe profissional.
Gessi foi recebida pela secretária de Educação e pelos integrantes do Clube das Avencas (Grupo Coral formado por professoras aposentadas), que a surpreenderam recepcionando-a com músicas. Os alunos da unidade apresentaram música e jograis, e a professora Amélia Olicheski Matais, declamou um poema. O prefeito ressaltou o trabalho da professora e de seu marido, o ex-prefeito Dirceu Dias Carneiro. As integrantes do Clube das Avencas entoaram diversas músicas, temas de filmes.
No final da homenagem a professora recebeu das mãos da aluna Amanda Rodrigues, um buquê de flores. "Na inauguração da escola, há cinco anos, a mesma aluna fez a entrega de uma flor à professora Gessi", contou Joseana Gomes Heleno Rodrigues, diretora titular da Emef. Atualmente a escola atende 250 alunos, de 1ª a 4ª série e do EJA (Educação de Jovens Adultos, equivalente ao antigo supletivo), no período noturno.
Homenagem a patrona
A professora Gessi disse que ficou muito emocionada com as homenagens, pois foi surpreendida com o Clube das Avencas. A professora Gessi começou a lecionar em 1950 e em Santa Bárbara d'Oeste entre 1953 e 1978. Ela foi casada com o ex-prefeito Dirceu Dias Carneiro, que também nomeia uma escola. O dia da patrona é comemorado sempre no dia do aniversário da pessoa que nomeia a escola ou estabelecimento, e a possibilidade de homenagem em vida foi possível graças a um projeto do então Deputado Estadual, José Maria de Araújo Júnior.
Ele explicou que na época a sua idéia foi de difícil aceitação. "Tive que convencer os outros parlamentares, um a um", revelou. O argumento usado por Zé Maria, é que pessoas que contribuíram com o município mereciam receber essa homenagem em vida. "Até hoje solicitam cópia do projeto, dos mais diversos municípios paulistas, que querem adotar a prática", contou o prefeito.