A Estação Elevatória de Esgoto Conceição, situada no Jardim Conceição, recebeu nesta terça-feira (16) dois gradeamentos do tipo eixo vertical mecanizado para a obra de ampliação desta estação. Os equipamentos têm valor de R$ 668 mil e integram o amplo projeto executado pelo DAE Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste na estação, em um investimento total de R$ 3,2 milhões.
A função dos novos equipamentos é gradear o esgoto antes de enviar para o tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, localizada também no Jardim Conceição. Por diversas vezes, materiais descartados irregularmente nas redes coletoras chegam até a Estação, podendo prejudicar sua eficácia no tratamento do efluente. Desta forma, os novos equipamentos e as obras de ampliação e modernização ajudam a minimizar os impactos, otimizando a operação de todo o sistema.
Além de atender ao aumento na demanda, devido ao crescimento populacional estimado para o município, a ampliação da Elevatória Conceição contempla a preservação do Meio Ambiente, devolvendo o efluente devidamente tratado aos mananciais, neste caso, o Ribeirão dos Toledos. Este sistema de esgotamento sanitário é responsável pelo tratamento de 40% de todo o esgoto produzido na cidade. A previsão é para que a obra de ampliação da elevatória seja concluída ainda neste primeiro semestre de 2018.