Atividades integradas no combate ao Aedes aegypti. Com boa adesão da população barbarense, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizou no sábado (27) ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, durante o “3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti” - iniciativa promovida pela EPTV Campinas, em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e da área de cobertura da emissora.
Este foi o terceiro ano que a Prefeitura aderiu à ação. Na Praça Central foi realizada exposição com informações sobre medidas preventivas e de controle do mosquito Aedes aegypti, com orientações e distribuição de material informativo. No mesmo período, os agentes de controle de endemias realizaram visitas casa a casa no bairro Mollon, tendo inspecionado 354 imóveis, a retirada de possíveis criadouros do mosquito. Dois caminhões estiveram no local para transportar os materiais recolhidos.
O principal objetivo da ação foi promover um dia com envolvimento regional para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana - em uma mobilização conjunta com participação do Poder Público e da população. “É importante realizar ações integradas entre os municípios, já que vivemos em uma região conurbada, com grande circulação de pessoas entre as cidades”, destacou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.
Queda de 95% dos casos de dengue
A Prefeitura de Santa Bárbara segue diariamente com as visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, bloqueio, controle e retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população.
Por meio dos diversos serviços realizados e ações ininterruptas, Santa Bárbara d’Oeste conseguiu reduzir em 95% o número de casos de dengue em 2017, comparando ao número de casos positivos de 2016.