O Pronto Socorro “Dr. Edison Mano”, na região central de Santa Bárbara d’Oeste, segue com o reforço de futuros médicos no atendimento aos pacientes. Uma nova turma de alunos do 5º ano da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic – Campinas iniciou, na semana passada, estágio na unidade médica.
A turma anterior encerrou suas atividades no dia 15 deste mês, quando ministraram uma aula no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), para médicos e enfermeiros do Pronto Socorro e da rede, com os temas: TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) e TRM (Trauma Raqui Medular). Esta atividade é realizada ao término de cada turma, sempre com um tema diferente.
A iniciativa integra convênio entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e a instituição de ensino. Todos os atendimentos são supervisionados pelos médicos plantonistas, sob coordenação do médico responsável técnico da unidade, Luis Fernando Mitsuo Maeda.
O estágio iniciou na primeira quinzena de janeiro e irá se estender por todo o ano letivo, acompanhando o calendário da instituição de ensino. São quatro alunos do 5º ano do curso de Medicina atuando no Pronto Socorro a cada cinco semanas. De acordo com cronograma e escala da Faculdade, todos os alunos do 5º ano do curso irão passar pelo estágio no Pronto Socorro.
Durante o estágio, os alunos iniciam contato com pacientes de urgência e emergência, prestando atendimento supervisionado pelos médicos de plantão, incluindo consultas, suturas, evolução, solicitação de exames, análise de exames e solicitação de internação.