“Vocês querem que os bichinhos façam buraquinho no dente de vocês ou querem ficar com eles limpinhos e saudáveis?”, perguntou a dentista da Prefeitura, Magda Feltrin Kalashe, durante palestra educativa de prevenção em Santa Bárbara d´Oeste. “Limpinhos!”, disseram os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Ciep "Charles Keese Dodson", no Bosque das Árvores. É de forma lúdica que as crianças aprendem sobre a importância da escovação e da prevenção bucal.
Este é um dos eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) de Santa Bárbara d´Oeste. Os dentistas da Prefeitura percorrem periodicamente as escolas municipais realizando palestras educativas, além de avaliar os dentes das crianças e efetuar o encaminhamento para tratamento quando necessário. As professoras seguem as orientações dos dentistas diariamente nas escolas e consolidam hábitos saudáveis nas crianças.
No Ciep "Charles Keese Dodson" já é rotina os alunos escovarem os dentes após o almoço. Cada um tem sua escova que é guardada em um estojo com seu nome. As educadoras acompanham a escovação, entregando a escova já com creme dental. As crianças são estimuladas a realizarem a higiene bucal por pelo menos mais duas vezes em casa.
“Atendendo determinação do prefeito Denis Andia, trabalhamos para oferecer uma Educação Integral de ótima qualidade para nossas crianças. É necessário que os alunos tenham conhecimento sobre a importância da saúde e higiene bucal e compartilhe desses hábitos saudáveis junto aos familiares”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.
A secretária de Saúde, Lucimeire Rocha, fala sobre a importância do programa. “Vem dando muito certo, a prova disso são as próprias crianças da rede de ensino municipal, que recebem orientações e cuidados com a Saúde Bucal. Isso faz com que no futuro tenhamos adultos com a dentição mais saudáveis. Isso é fazer Saúde pública dentro do programa proposto pelo prefeito Denis Andia”, declarou.
A aluna Giovana Ferreira, de 6 anos de idade, fala do que mais gostou na aula de escovação. “Eu gostei de escovar os dentes porque não fica sujo e a bactéria não vem”, disse ela, se referindo a possibilidade de cárie. Alisson Pacheco, de 5 anos, ensina: “quando comer doce, tem que escovar o dente!”, concluiu.
Além da Giovana e do Alisson, todos os alunos da rede municipal de ensino, da Creche ao Ensino Fundamental, na faixa etária entre zero (4 meses) e 11 anos participam das atividades do eixo Saúde Bucal no PSE. O trabalho resulta em crianças mais atentas às questões que envolvem higiene e saúde. Além de conscientes sobre os cuidados com o próprio corpo, elas passam a se preocupar mais com o bem estar do próximo. A ação forma crianças atentas aos cuidados com a escola, família e sociedade.
Implantado em 2013 no Município, o PSE envolve mais de 15 mil alunos da rede municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.