Conciliar estudo, vida social, divertimento e treinamento esportivo intensivo. Isso em meio a rotina jovem, cheia de compromissos do cotidiano. É com dedicação e foco bem definido, que o judoca barbarense Gustavo Couto, de 15 anos, traçou suas metas de vida e carreira, batalhando todos os dias no objetivo de se tornar atleta profissional de alto nível e representar Santa Bárbara d’Oeste e sua família no Brasil e no mundo. Firme em busca de seu sonho, o lutador da equipe de Judô da Seme (Secretaria Municipal de Esportes) foi convocado a integrar o Centro de Excelência Ibirapuera, em São Paulo - espaço referência na modalidade que promove treinamento e estrutura de excelência a atletas de alto rendimento.
O atleta obteve êxito em um processo seletivo realizado em janeiro. Os testes envolveram mais de 80 atletas de todo estado, oferecendo 27 vagas. Gustavo foi um dos destaques e na temporada 2020 integrará a equipe com foco em competições oficias realizadas em todo Brasil.
A nova jornada de Gustavo compreende treinos específicos de alto rendimento, acompanhamento de estudo, alojamento, alimentação, assistência médica, fisioterapêutica, odontológica e psicológica. “Estou muito feliz e me sentindo muito bem. Logo percebi que os treinos são muito intensos. Minha expectativa é crescer e adquirir toda a experiência para um futuro que está logo ali”, comentou o atleta.
O Brasil é protagonista quando o assunto é Judô. Grandes nomes representaram ou representam nossa nação em tatames do mundo todo, como Flávio Canto, Henrique Guimarães, Charles Chibana, Sarah Menezes, entre outros. Para o técnico da equipe barbarense, Rodrigo Teixeira Lima, Gustavo Couto reúne características que podem levá-lo a atingir o mesmo patamar. “O treinamento de competição começa a partir do Sub-09 e segue até a categoria Adulto. Os resultados da temporada passada e esta importante convocação mostra que estamos no caminho certo, trabalhando forte na base e colaborando para formação de atletas, além de realizar um importante trabalho pessoal e social em diversas faixas etárias. O Gustavo é um talento a ser lapidado”, disse Rodrigo Lima, técnico e coordenador do Judô de Santa Bárbara d’Oeste.
O Judô da Seme de Santa Bárbara d'Oeste conta com patrocínio das empresas Mila Seguros, Armazém do Pão, Bar do Robinho, Farmácia Anna Terra, Supermercado Vista Alegre, Sorvetes À Tropicana, Betta Pró-Equipamentos de Acadêmica, KA2 - Academia Fitness, Só Freios, Odonto Bortoni, Ki-Pastel e Pizza Pop. Mais informações sobre a modalidade podem ser obtidas no site http://www.santabarbara.sp.gov.br/esportes/, na Secretaria de Esportes, localizada à Rua Prudente de Moraes, 250, Centro, ou ainda pelo telefone 3455.1231.