Acolhimento à distância. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou em julho o projeto “Rotina dos Usuários na Quarentena!”. A ação realizada pela Secretaria de Saúde tem como objetivo avaliar o grau de vulnerabilidade dos participantes de grupos educativos (promoção da saúde e prevenção de agravos) dos territórios de referência das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a fim de oferecer orientação e cuidados de saúde durante a suspensão dessas atividades devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Os profissionais das UBSs realizam o contato junto aos usuários, por meio de aplicativo de mensagens que utiliza o número de telefone da própria unidade, o que ajuda a certificar o vínculo. Por meio desta ferramenta, é enviado um questionário para monitoramento do estado de saúde dos participantes dos grupos educativos antes e durante a pandemia.
Após a avaliação do questionário e dependendo da vulnerabilidade relatada pelo usuário, uma equipe multiprofissional estará pronta para auxiliá-lo, fazendo o acolhimento pelo próprio aplicativo e, quando necessário, agendando um atendimento presencial.
O projeto é monitorado pelos setores de Educação Permanente em Saúde, NES (Núcleo de Educação em Saúde), Ouvidoria SUS e Assistência Primária à Saúde/Serviço Social. Em caso de dúvidas o munícipe deve entra em contato na UBS mais próxima da sua residência.