As ações de prevenção e promoção da Saúde foram reinventadas neste ano com a pandemia do Coronavírus (Covid-19). O Núcleo de Educação em Saúde, ligado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, realizou um serviço primordial, devido ao cenário atípico, em orientações e acolhimentos de forma on-line e nos postos médicos, seguindo os cuidados sanitários.
De janeiro a março foram realizados 280 atendimentos em Visita à Maternidade e Auriculoterapia e aos grupos dos programas Coluna Ativa, Saúde sem Tabaco, Saúde e Movimento e MotivAção - esses aguardando retorno para 2021. Alguns trabalhos do Programa Saúde nas Escolas ocorreram até o mesmo período.
Com o início das restrições sanitárias, o Núcleo intensificou as articulações de planejamento, monitoramento e análise dos indicadores de satisfação do cliente SUS (Sistema Único de Saúde), com as ações de melhorias nos serviços prestados pelos profissionais de setores da Saúde. De forma on-line, o setor trabalhou com as equipes via grupo de aplicativo de conversas para orientar, divulgar e receber resultados dos trabalhos, mantendo a integração.
Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram realizadas também as ações em alusão ao Agosto Dourado, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, com orientações na sala de espera e acolhimento à população, além de orientações de prevenção sobre o Coronavírus e temas relacionados ao calendário de ações do Ministério da Saúde e capacitações e oficinas de acolhimento e humanização, reuniões de equipe, rounds nas trocas de plantão e nos Prontos-Socorros, em parceria ao setor de Educação Permanente em Saúde.