A nova realidade que os alunos, famílias e profissionais da Rede Municipal de Ensino vivenciaram este ano desenvolveu habilidades e competências que resultaram em saldo positivo na aprendizagem. Os educadores se reinventaram na forma de ensinar e de se relacionar e os alunos e seus responsáveis se comprometeram com o novo formato online. Foram 36 semanas de conteúdos produzidos e relacionamento remoto, de 13 de abril a 18 de dezembro, durante o isolamento social - medida de segurança adotada por conta da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).
De acordo com a Secretaria de Educação foram disponibilizados 714 arquivos com orientações e atividades, 155 leituras compartilhadas de literatura infantil e 1.208 vídeos produzidos por cerca de 220 profissionais. A plataforma online www.santabarbara.sp.gov.br/educacao) foi atualizada semanalmente e mais de 50 mil livros didáticos distribuídos. Tudo específico com a faixa etária nos segmentos de creche ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa reuniu esforços de professores, gestores, convidados e equipe técnica da Secretaria de Educação para a produção dos materiais e a “presença” por meio de redes sociais e grupos de Whats App para que os alunos mantivessem uma rotina de aprendizagem.
“Foi um trabalho de comprometimento e amor. Todos unidos pela aprendizagem dos alunos. O prefeito Denis Andia pediu uma atenção especial neste momento e as alternativas surgiram e superaram expectativas provando que a união pelo bem comum sempre vence as dificuldades. A educação foi além dos muros da escola e as famílias se aproximaram e se dedicaram neste ano de desafios e reafirmação de valores. Nosso agradecimento a todos os envolvidos! Vencemos esta batalha e estamos mais fortes para um novo ano de muito aprendizado”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.
A Rede Municipal de Ensino atende mais de 15 mil alunos entre crianças de creche e Educação Infantil, estudantes do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Durante a educação online, diversas melhorias nas unidades escolares foram realizadas para a manutenção e adaptação às diretrizes da Vigilância Sanitária. Além disso, 11 mil famílias interessadas de estudantes matriculados tiveram acesso a mais de 87 mil kits de alimentação distribuídos mensalmente nas escolas como complemento para a nutrição das crianças em casa.