O setor de Nutrição da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste atendeu mais de 1,2 mil pessoas durante o ano de 2020. No período foram realizados 1,1 mil atendimentos individuais, que contemplam casos de pacientes que demandam de cuidado nutricional específico, como aqueles em tratamento oncológico, casos graves de dislipidemias (colesterol), diabetes e doenças cardiorrespiratórias, distúrbios gastrointestinais, cuidado nutricional na infância e gestantes de alto risco, entre outros.
Em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19), as atividades nutricionais por meio de grupos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outros setores da Saúde foram interrompidas em março. Até a pausa, houve o envolvimento de 152 pessoas em atividades coletivas promovidas pelo setor.
A educação nutricional tem o objetivo de orientar a população acerca da qualidade da alimentação, promovendo a saúde e prevenindo doenças e agravos à saúde. Vale destacar que obesidade, diabetes e hipertensão são doenças crônicas de grande prevalência mundial e que a alimentação saudável, aliada aos demais cuidados médicos, é de fundamental importância para o tratamento e controle dessas patologias.