O Dia Mundial da Água é celebrado nesta segunda-feira (22) e para marcar a data o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste realizou plantio simbólico às margens da Represa São Luiz, com sementes cultivadas pelos alunos da Escola Estadual “Comendador Américo Emílio Romi”.
O projeto, idealizado pelos professores Sérgio Luiz Farsura e Michely Wesoloski, faz parte da matéria eletiva “Refloresta” - lecionada a cerca de 40 alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
O trabalho teve início no ano passado e os estudantes aprenderam como cultivar sementes, sendo que deste projeto vingaram cerca de 120 mudas de plantas nativas extraídas de modelos que estavam presentes na própria escola. A proposta inicial era que os alunos também realizassem o plantio, porém, devido à atual situação de pandemia, esta atividade não pode ser realizada pelos estudantes, ficando a cargo do próprio DAE.
O DAE barbarense apoiou o estudo e forneceu vários insumos para o êxito do projeto. A Chefe de Divisão de Educação Ambiental da Autarquia, Mônica Tortelli, acompanhou o projeto e hoje realizou o plantio. Outra parte das mudas foi enviada ao Viveiro Municipal e será utilizada em plantios em outros locais da cidade.
O plantio, realizado às margens da Represa São Luiz, resultará na formação de uma mata ciliar, espécie de barreira que protege contra a poluição, ajuda a manter a água limpa e conserva a excelente qualidade da água de Santa Bárbara d´Oeste.