Utilização foi regulamentada por meio de Instrução Normativa
A Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira”, localizada no Centro de Atendimento ao Turista, que também sedia o Centro de Memórias "Historiador Antonio Carlos Angolini" e Museu da Imigração, dispõe de regulamentação interna e se prepara para abrir suas portas aos artesãos de Santa Bárbara d'Oeste.
Administrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o equipamento cultural é destinado à capacitação de pessoas interessadas em técnicas artesanais, atendimento aos artesãos locais, estimulando a produção artesanal e o desenvolvimento econômico, de inclusão social e geração de emprego e renda e a comercialização do artesanato barbarense, conta com "Loja" e duas salas de oficinas, sendo “Laboratório de Técnicas” e “Mãos à Arte”.
Para sua utilização, serão abertas inscrições para exposição e comercialização de peças artesanais na "Loja", por meio de credenciamento de artesãos, mediante Chamamento Público. Poderão participar artesãos residentes no Município, maiores de 18 anos e devidamente homologados no Mapa da Cultura Barbarense.
O artesão poderá expor até três peças artesanais que contemplem elementos da cultura local e iconografia de Santa Bárbara d’Oeste, e, até três peças artesanais que refletem o estilo reconhecido como sua forma de expressão, linguagem própria.
A Secretaria poderá, previamente, em datas sazonais, solicitar que os artesãos credenciados confeccionem peças artesanais temáticas que reflitam e contemplem elementos de datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães. Em contrapartida, o artesão credenciado deverá contribuir com oficinas gratuitas abertas aos munícipes e atendimento ao público na "Loja". Além disso, as atividades da Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira” serão fiscalizadas por uma Comissão de Gestão.
"A Secretaria se reuniu com representantes da Câmara Setorial de Artes Visuais para construir as regras de utilização. Atendendo ao pedido do prefeito Rafael Piovezan, buscamos desenvolver a iniciativa com aqueles que utilizarão o espaço e promoverão a promoção do artesanato barbarense”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Agora preparamos a divulgação do Edital de Chamamento Público, que terá inscrições por meio da internet, e em breve abriremos nossas portas ao público. Nossa expectativa é que a Casa do Artesão impulsione as vendas de fim de ano e fomente a economia criativa no município”, complementou.
A Instrução Normativa 6 de 2021 que dispõe sobre as regras de utilização da Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira” pode ser consultada na aba Legislação do site oficial do Município. As inscrições para participação do processo de Chamamento Público serão gratuitas e realizadas por meio do preenchimento de Formulário de Inscrição On-line que será disponibilizado em breve no site www.santabarbara.sp.gov.br.
Em caso de dúvidas, a pessoa pode entrar em contato pelos telefones (19) 3464-9424 e (19) 3455-7000 ou pelo e-mail turismo@santabarbara.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.