Aliviar a ansiedade, combater o stress e favorecer a aprendizagem. Estes são alguns dos benefícios da meditação. Pensando nisso, a Secretaria de Educação promove nas escolas municipais técnicas de relaxamento, promoção de autoestima e apropriação emocional por meio da meditação, acolhendo e ajudando as crianças a lidarem com seus medos e ansiedades, principalmente após o período de isolamento social por conta da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). A iniciativa é inédita na Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste.
A atividade como parte da rotina escolar, oferecida a alunos da creche ao ensino fundamental, melhora o sono, acalma, favorece a aprendizagem, minimiza sintomas de TDAH (transtorno déficit Atenção e Hiperatividade) e ajuda a lidar com sentimentos de raiva, medo e frustração. A iniciativa acontece desde agosto, quando foi iniciado o retorno gradativo das aulas presenciais.
Os educadores participam de encontros semanais, no formato on-line e presencial, permitindo que se beneficiem da meditação, além de desenvolver técnicas e levar novas práticas às salas de aula e outros espaços da escola.
A proposta integra o projeto “Cuidando de quem Ensina” que presta auxílio psicoemocional e psicoeducativo nos cuidados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida de professores, coordenadores e funcionários da Rede Municipal de Ensino. O projeto é realizado pela psicóloga Priscila Martins desde março e inclui diversas atividades como a dança terapêutica oriental, meditação e consciência corporal e cuidados mais específicos, como roda de conversa e reiki. O projeto faz parte das práticas integrativas e complementares previstas na Portaria nº 849, de 2017, do Ministério da Saúde e é aplicado com enfoque educacional para a realidade de ensino do município.