Representantes da Defesa Civil, Promoção Social, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste participaram nesta terça-feira (26) do treinamento “uso da ferramenta de autovaliação da resiliência a desastres para cidades” promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e envolveu mais de 500 agentes de 200 municípios paulistas e de outros dois estados, Alagoas e Rio Grande do Sul.
Durante o encontro foi abordado o uso da ferramenta que fornece um conjunto de indicadores para os governos locais avaliarem suas capacidades de resiliência a desastres, além de ajudar a monitorar e revisar o progresso da cidade, com base em 10 princípios estabelecidos pelo Escritório das Nações Unidas voltados à construção de Cidades Resilientes.
O objetivo é elaborar o diagnóstico para o Plano de Redução de Riscos e Desastres (RRD), sendo o terceiro módulo da MCR (Making Cities Resilient) 2030 - Construindo Cidades Resilientes, iniciativa que envolve diversas instituições do mundo e que Santa Bárbara d´Oeste aderiu.
A próxima etapa no município é implementar os conhecimentos adquiridos por meio das secretarias e setores envolvidos na construção da resiliência urbana e das metas a serem atingidas até 2030.