O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue intensificando manutenções preditivas nos pontos de distribuição de água. Nesta semana foram realizadas termografias que apontam possíveis variações de temperaturas em painéis e equipamentos que compõem o sistema elétrico do ponto de captação e distribuição de água do município, a Estação Elevatória Santa Alice – Represinha.
A aferição é feita por empresa específica contratada pela Autarquia e a imagem captada por meio de aparelhos sensíveis à radiação infravermelha – câmeras termográficas – traça um perfil térmico na superfície próxima a painéis elétricos, cabos, transformadores e motores que atuam no recalque da água, detectando previamente possíveis problemas e assim possibilitar uma atuação rápida na correção com menor custo e menor tempo de paralisação do bombeamento da água, sem afetar o abastecimento. Todo o trabalho foi acompanhado pelo engenheiro eletricista do Departamento.
A termografia também é realizada nos reservatórios e nas estações de tratamento de água e de esgoto, locais que demandam outras manutenções periódicas, como a substituição de equipamentos e tubulações antigas que o DAE barbarense efetua quando necessário a fim de manter o bom funcionamento do sistema de distribuição de água e do tratamento do esgoto.
DAE/SBO