O 1º Festival das Orquídeas de Santa Bárbara encantou turistas neste sábado (4) e domingo (5) no Centro de Atendimento ao Turista. O evento reuniu público de 3 mil pessoas, sendo 85% de Santa Bárbara d’Oeste e visitantes de outras 17 localidades, como Americana, Campinas, Piracicaba e Sumaré, incluindo turistas dos Estados Unidos e Coreia do Sul, resultando cerca de 1 mil vendas.
Houve a participação dos orquidários Covolan e Santa Bárbara, além de Mimo in Vidro, de Campinas/SP, que comercializou suculentas, cactos, folhagens, mini jardins e arranjos; e Cantinho dos Vasos, de Várzea Paulista/SP, que trouxe insumos e produtos para cultivo, como: adubos foliares, adubos orgânicos, inseticida, fungicida, acariciada, substrato para orquídeas, substrato para suculenta, borrifadores, vaso de plástico e vaso de cerâmica.
Dentro do Centro de Atendimento ao Turista, o público também pode apreciar orquídeas Walkerianas “Feiticeiras” e Walkerianas “Vinicolor” - perfeitas e simétricas que são consideradas peça de colecionador, apresentando forma e geometria, sendo qualificadas em relação a pétala, sépala, labelo e coloração.
O evento também contou com a palestra “Cultivo Básico de Orquídeas”, com Rodrigo Monteiro e Eduardo Mucke, dos orquidários, além da comercialização de peças confeccionadas pelas mãos dos artesãos credenciados no Município, ao lado do CAT e na Casa do Artesão.
“O Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo, trabalho iniciado em 2020, com impulso na pandemia, já vem rendendo bons frutos. O Festival nasceu das visitas aos produtores rurais da nossa cidade e conseguiu superar as expectativas de público e venda logo na primeira edição. Concluímos com êxito o evento e já projetos crescer sua estrutura em 2023 para agregar mais produtos e fomentar o comércio da nossa cidade”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
Responsável: (Imprensa)