15 SET 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeito Rafael Piovezan dá posse aos novos conselheiros do Comdema para biênio 2022-2024

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, empossou nesta quinta-feira (15) os novos conselheiros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Santa Bárbara d'Oeste, biênio 2022-2024, em cerimônia no Museu da Água. Instituído pela Lei Municipal nº 3.477 de 28 de junho de 2013 e regulamentado pelo Decreto Municipal 6.275 de 9 de setembro de 2013, o Conselho tem o objetivo de promover a discussão, análise e proposição das diretrizes das políticas públicas ambientais da cidade e é formado por representantes dos segmentos empresarial, técnico-profissional e judicial e demais representantes da sociedade civil e Poder Público.

Foram eleitos Fábio Vicentin Diniz (presidente) e Rosani Franco de Faria Novaes (vice-presidente). Na próxima reunião ordinária será votado o cargo de secretário (a) executivo (a).

As reuniões ocorrem no Museu da Água toda terceira quinta-feira do mês, das 8 às 11 horas, e são abertas para a participação popular. Mais informações do Comdema podem ser obtidas pelo site https://meioambientesbo.wixsite.com/comdemasantabarbara

“Hoje as pessoas estão muito abertas para entender que a pandemia nos trouxe a capacidade de refletir. E que a falta de respeito com o meio ambiente pode trazer um dano muito grande à saúde das pessoas. Temos que aproveitar essa oportunidade e tratar deste assunto de forma adequada. Neste Conselho nós temos a chance de aprender com o outro para ajudar a construir uma Santa Bárbara cada vez mais equilibrada, mais ecologicamente saudável, que se interliguem com as questões ambientais, de abastecimento e sanitárias”, discursou o prefeito.

Árvore símbolo

Promovido pelo Comdema e Prefeitura, segue a votação da árvore símbolo de Santa Bárbara d'Oeste até a próxima terça-feira (20). A espécie vencedora será divulgada na próxima quarta-feira (21) – data que se comemora o Dia da Árvore. É possível participar da ação votando no site do Comdema – link disponível no https://linktr.ee/prefeiturasbo

Todas são espécies nativas e relevantes na arborização de Santa Bárbara d'Oeste. As espécies concorrentes são Oiti (Moquilea tomentosa), Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrhicus), Ipê-roxo-de-bola (Handroanthus impetiginosus), Quaresmeira (Tibouchina granulosa), Jacarandá (Jacaranda micrantha), Aldrago (Pterocarpus violaceus), Cabreúva (Myroxylon peruiferum), Pau-ferro (Caesalpinia leiostachya) e Sibipiruna (Caesalpinia ferrea).

­Confira a lista dos novos membros:

Representantes do Poder Público

Suplente: Sérgio Augusto de Oliveira

Representantes da Sociedade Civil

Instituições Universitárias
Titular: Adriano Correia Maia (Faculdade Anhanguera)
Suplente: Wagner Teodoro Bento (Faculdade Anhanguera)

Organizações Não Governamentais
Titular: Rosani Franco de Faria Novaes (APASB)
Suplente: Viviane de Oliveira Guimarães (APASB)

Ordem dos Advogados do Brasil
Titular: Vicente Panontin Júnior