07 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Botão de Pânico no celular: Santa Bárbara aprimora Programa “Anjo da Guarda da Mulher”
As mulheres com medida protetiva que são atendidas pelo Programa Anjo da Guarda da Mulher contam agora com mais um recurso de proteção, o “botão de pânico” no celular. A ferramenta é disponibilizada pela Guarda Civil Municipal que envia uma viatura assim que o dispositivo é acionado. A instalação foi iniciada nos últimos dias e 20 mulheres já estão com o aplicativo instalado.

“O projeto já funciona muito bem na cidade desde 2018, e agora, sem qualquer custo ao erário, a empresa de monitoramento de câmeras Multiway disponibilizou este recurso tecnológico, o qual irá contribuir para facilitar as ações de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi.

De acordo com a coordenadora do Programa Anjo da Guarda da Mulher, subsinpetora Erika Fernanda Traldi, o aplicativo vem somar ao trabalho já realizado. “Quando a mulher tem medida protetiva, nós realizamos o patrulhamento periódico ao entorno da residência e a nova ferramenta funciona como um botão de pânico, para pronto atendimento em caso de emergência. Com a medida houve diminuição dos descumprimentos de medidas protetivas, bem como dos crimes praticados contra as mulheres”, disse a coordenadora.

O Programa “Anjo da Guarda da Mulher” foi instituído pela Lei Municipal 3.926/17,  com objetivo de prevenir e combater a violência, monitorar o cumprimento das normas que garantem a proteção e promover o acolhimento humanizado da mulher. A lei municipal complementa a Lei Federal 11.340/06, a “Lei Maria da Penha”.