Mais de 2,3 mil pessoas prestigiaram a vasta programação da 16ª edição do Encontra Conto - Festival Regional de Contação de Histórias de Santa Bárbara d’Oeste pelo programa Retomada SP. De 3 a 9 deste mês, subiram nos diversos palcos espalhados da cidade 30 atrações entre espetáculos narrativos, sessões de contação de histórias, e oficinas de formação com temáticas da arte da contação.
Integraram a programação: Cia Xekmat, Wal Baseio, Casa Dois João, Cia Arte-Móvel, Confraria do Conto, As Meninas do Conto, Grupo Teatral Mirabolantes, além das oficinas de Giuliano Tierno, Drika Nunes, Daniel D’Andrea, Tânia Katuapó, Renata de Paula e Daniela Smanioto e pintura artística de Elisabete Padoveze.
“A cultura, a arte e a contação de histórias foi retomada em Santa Bárbara em uma vasta programação para todos os gostos. Os grupos conseguiram agir em diferentes pontos da cidade, levando sessões de qualidade que atraíram grande público”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Quero agradecer a todos que estiveram empenhados em mais essa edição que retomou essa maratona de atrações – muito importante e tradicional em Santa Bárbara e região”, complementou.
Realizado pela Cia Xekmat, a 16ª edição foi contemplada pelo edital Retomada SP, do Programa Juntos pela Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e tem correalização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O Retomada SP é um programa de apoio à realização de novas edições de festivais, em formato presencial, com mais de cinco edições nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional, com seleção de 20 Municípios do Estado de São Paulo para realização dos eventos no segundo semestre de 2022.
Já o Juntos Pela Cultura visa estreitar a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras na área cultural, fortalecendo a produção independente, ampliando o acesso da população à arte, descentralizando o investimento público na área e estimulando o desenvolvimento da economia criativa.