11 NOV 2022
Ações do Novembro Azul continuam em Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações do movimento “Novembro Azul" no Município. A iniciativa visa à intensificação de informações relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Nesta semana as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Planalto do Sol, Cruzeiro do Sul, Europa 4, Romano e Regional Zona Sul (Santa Rita/Vista Alegre) promoveram atividades de orientação voltadas ao tema.

Desde o início do mês as unidades contam com decoração especial, além de ações alusivas ao movimento, como Salas de Espera Ativa e encaminhamentos para a realização do exame de PSA, que é determinante para a conduta do médico urologista diante da suspeita de câncer de próstata. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

Além do câncer de próstata, outros temas são abordados durante as ações, como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação e atividade física. Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ao final de 2022 terão sido diagnosticados 65 mil novos de câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é segundo tipo mais frequente em homens, após os tumores de pele.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.