16 NOV 2022
SAÚDE
Covid-19: vacinação tem início em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades nesta quinta-feira (17)

A partir desta quinta-feira (17) a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciará a vacinação contra Covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. Sem necessidade de agendamento, a imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira exclusivamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Cidade Nova, da Linópolis (Centro de Saúde 2), do Mollon e Regional Zona Sul (Santa Rita), conforme abaixo. O esquema vacinal básico de 6 meses a 2 anos prevê três doses.

No momento da vacinação, os pais ou os responsáveis devem apresentar documentos que comprovem o parentesco e comprovante de endereço atualizado no nome. É obrigatório também apresentar CPF e caderneta de vacinação da criança e certidão de nascimento ou RG, além de carta médica, exames, receitas ou prescrição médica que comprovem a comorbidade. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.

Caso o acompanhante seja uma pessoa nomeada pelos pais ou responsáveis, o mesmo deve apresentar um termo de assentimento. Esse documento pode ser consultado no site da Prefeitura www.santabarbara.sp.gov.br > Menu principal > Covid-19 > Termo de Assentimento para vacinação de crianças de 6 meses a 11 anos ou acesso rápido pelo link https://linktr.ee/prefeiturasbo

As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.

Comorbidades

As comorbidades definidas para prioridade na vacinação são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares dispositivos cardíacos implantados, Síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatia crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doenças neurológicas crônicas, doença rena crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos e HIV), doença falciforme e talassemia, obesidade mórbida, cirrose hepática.

Em Santa Bárbara d’Oeste a vacinação contra a Covid-19 para essa faixa etária ocorrerá nos seguintes locais e horários:

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas

• UBS da Cidade Nova
Rua do Algodão, 1.441, Cidade Nova - Telefone: 3457.4856 / 3457.8054

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 15h30

• UBS da Linópolis (Centro de Saúde 2)
Avenida Sabato Ronsini, 203, Vila Linópolis - Telefone: 3454.1107

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30

• UBS Regional Zona Sul
Rua José Calixto, 100, Santa Rita - Telefone: 3454-5178 / 3463-5468

• UBS do Mollon
Rua do Cobre, 850, Mollon - Telefone: 3457.5021 / 3458.6861

Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455.1654.