As ações do movimento Novembro Azul seguem até o dia 30 em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, visa à intensificação de informações relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Outros temas também são abordados durante as ações, como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação e atividade física.
Desde o início do mês as unidades contam com decoração especial, além de ações alusivas ao movimento, como Salas de Espera Ativa e encaminhamentos para a realização do exame de PSA, que é determinante para a conduta do médico urologista diante da suspeita de câncer de próstata. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.
Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.
Câncer de Próstata
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ao final de 2022 terão sido diagnosticados 65 mil novos de câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é segundo tipo mais frequente em homens, após os tumores de pele.
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando descoberto precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.
Diabetes
Com o tema “Educar para proteger o Futuro”, a ADSB (Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste), promoveu nesta sexta-feira (18) uma ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado na última segunda-feira (14). A ação realizada no Terminal Urbano contou com apoio da Prefeitura e abordou o reflexo da diabetes na saúde e mortalidade da população.
Durante a iniciativa houve verificação de glicemia capilar e de pressão arterial, além de diversas orientações sobre diabetes (sinais e sintomas), como prevenir complicações, alimentação saudável, distribuição de material informativo, entre outras ações.
Fotos: Ação da ADSB (Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste)