01 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Função da família no desenvolvimento das crianças é tema de encontros promovidos pela Educação
A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, por meio do Setor de Psicologia Escolar/Educacional, realizou durante todo o ano letivo encontros com famílias de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino para orientar sobre a importância de exercer a função materna e paterna junto aos filhos e o prejuízo para o desenvolvimento infantil quando os responsáveis não se ocupam dessas funções. O objetivo foi propor uma reflexão sobre a rotina da criança a fim de garantir o desenvolvimento saudável.

As funções dos pais contemplam cuidados diversos, que vão desde os básicos, como alimentação, vestimenta, consulta médica e vacinas, até os mais complexos, como estabelecimento de limites, incentivo à autonomia da criança, monitoramento de atividades e acesso ao celular, dentre outros.

A presença de adultos responsáveis por essas funções, as quais podem ser exercidas por diferentes figuras, como mãe, pai, avós e outros, considerando as diferentes configurações familiares, é fundamental para o desenvolvimento sadio da criança e, especialmente, para a constituição de um adulto saudável psiquicamente e capaz de exercer plenamente suas funções dentro de sua família e na sociedade.

Outra questão abordada nos encontros foi a sobrecarga das mulheres, que muitas vezes têm dupla jornada, trabalham, têm as atividades domésticas e a educação dos filhos. A reflexão foi sobre a necessidade dos homens se apropriarem da função de educador, já que a figura paterna se faz igualmente importante no desenvolvimento infantil. Há ainda a questão cultural de que a educação do filho é "coisa para a mulher" e os diálogos motivaram a revisitar conceitos com a finalidade de buscar uma participação ativa dos homens na vida das crianças e, com isso, investir numa infância saudável.

O trabalho abrangeu todas as escolas municipais e os encontros foram organizados em escolas pólos no período da manhã e da noite. O Setor de Psicologia Escolar contou com duas duplas de psicólogas para apresentar e conduzir a temática, propiciando roda da conversa, troca de experiências, apresentação de vídeo e escuta psicológica. A iniciativa beneficiou alunos da educação infantil (creche, jardim I e jardim II) e Ensino Fundamental. A Rede Municipal de Ensino atende cerca de 16 mil alunos em Santa Bárbara d´Oeste.