12 ABR 2024
CESB recebe alunos da ADI “Geraldo” para oficina “Semeando Água”

O CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara) “Eliza Marconi Romano”  recebeu nesta terça-feira (9), 29 alunos do 4º ano B da ADI " Geraldo Rocha Campos", da Vila Linópolis para a oficina “Semeando Água”. O objetivo foi abordar de maneira lúdica, interativa e com vivências na natureza, sobre a questão norteadora “É possível semear água?”, construindo conhecimento, consciência e responsabilidade ambiental.

A oficina começou com o compartilhamento de informações sobre a possibilidade de semear água, explanação sobre a função das matas ciliares para preservar rios e represas e o conceito de que as águas precisam das plantas tanto quanto as plantas precisam da água.

Os alunos tiveram informações sobre as represas de Santa Bárbara d´Oeste, o processo que envolve o represamento da água até chegar nas casas deles, promovendo também uma reflexão sobre a biodiversidade da mata ciliar. Na sequência foi proporcionada a vivência do plantio de uma semente de árvore nativa da mata atlântica que quando crescer será utilizada para o reflorestamento da mata ciliar, conhecendo as estufas e os telados e seus respectivos funcionamentos.

No mirante, os estudantes participaram de uma dinâmica no simulador de erosão e conheceram o Córrego Mollon. Com isso puderam discutir sobre o que existe em um corpo d'água, o que é natural - se está transparente, limpa, ou não – com odor forte, contaminada. Os alunos receberam informações sobre a atuação do DAE (Departamento de Água e Esgoto), a partir do mapa de tratamento de água da cidade.

As oficinas do CESB têm duração de 2 horas para estudantes da Educação Infantil (Jardim II), a partir dos 5 anos de idade, até o 5º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos pedagógicos e lúdicos preparados para cada ano escolar, de diferentes temáticas voltadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

As atividades são totalmente gratuitas, ficando de responsabilidade dos visitantes o transporte e lanche dos alunos/assistidos.   Ainda há datas disponíveis na agenda semestral do CESB para alunos das escolas particulares (Jardim II ao 5º ano) e estaduais (1º ao 5º ano) de Santa Bárbara d’Oeste. As reservas estão disponíveis no site do espaço cesbnea.wixsite.com/centroecologicosbo. As visitas das escolas municipais estão sendo organizadas pela Secretaria de Educação.

O CESB foi inaugurado em novembro de 2022 pelo prefeito Rafael Piovezan e foi projetado para ser vivenciado como um laboratório a céu aberto, sendo um dos espaços públicos mais completos da região. A estrutura conta com Mini-Fazenda, Borboletário, Meliponário, Minhocário, Mirante, Herbário Municipal “Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr” e Centro de Equoterapia (construção na reta final), entre outros.

Ele está localizado na Rua da Cachoeira, 1220, no São Joaquim. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do local cesbnea.wixsite.com/centroecologicosbo e também via e-mail cesb.sbo@edu.santabarbara.sp.gov.br.