A Secretaria de Educação iniciou neste mês o projeto “Família Vincular”, que tem como objetivo conscientizar os pais/responsáveis sobre a importância das funções social e educacional da família. Desenvolvido pelos Setores de Psicologia e Serviço Social Escolar Educacional, o primeiro encontro foi realizado no dia 16 de abril na Emefei “Profª Maria Martiniano Gouveia Valente - Dona Bininha”, no Conjunto Roberto Romano.
O tema “função social da família” foi ministrado pela assistente Social, Márcia Donato Cruz. Dentre os assuntos abordados estão a função protetiva da família, os direitos e deveres da família, o estatuto da criança e do adolescente, o papel do responsável, os arranjos familiares e a função social do educar.
Os próximos encontros serão nas escolas EMEI “Zinho Saes”, no Vista Alegre e CAIC “Irmã Dulce”, no Santa Rita, que acontecerão em datas agendadas pela gestão escolar. O projeto será desenvolvido inicialmente em escolas-piloto e depois será estendido às outras unidades.
Uso de telas
Na última sexta-feira, dia 19 de abril, os Setores de Psicologia e Serviço Social Escolar Educacional realizaram a palestra “Prejuízo do uso excessivo de telas” para pais dos alunos do Jardim do CAIC “Irmã Dulce”, no Santa Rita. Ministrado pelo psicólogo Cristian Roger dos Santos, o encontro reuniu cerca de 50 pessoas. Esta e outras ações pontuais seguem nas escolas municipais, conforme demanda e planejamento.