12 DEZ 2022
AGENDA CULTURAL
Virada SP: Santa Bárbara se torna Capital Cultural do Estado de São Paulo

O aniversário dos 204 anos do Município de Santa Bárbara d’Oeste ficará na memória dos barbarenses. Santa Bárbara d’Oeste tornou a Capital Cultural do Estado de São Paulo, integrando mais uma vez a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo. O título resultou do sucesso da Virada SP deste fim de semana, sábado (10) e domingo (11), em mais de 24 horas ininterruptas de programação gratuita nas áreas de música, artes visuais, teatro, circo, literatura, narrativa oral, dança, cultura popular e cultura urbana divididas no Complexo Usina Santa Bárbara, Estação Cultural da Fundação Romi, Praça Central e Teatro Municipal “Manoel Lyra”.

Esta edição trouxe o maior número de atrações principais da Virada na cidade. O público compareceu em peso para prestigiar as apresentações de Pitty, Vitor Kley, Colomy + Nando Reis, Chico César + Geraldo Azevedo, Francisco, el Hombre, Tiquequê, Oscar Filho e Maria Clara Gueiros e Luccas Papp pelo espetáculo “O Falcão Vingador”.

“A Virada SP em Santa Bárbara ficou marcada na história. Uma programação que trouxe o melhor da Cultura, em todas as suas vertentes. Pelos diversos palcos da cidade, oferecemos o que há de melhor para a nossa gente. Um verdadeiro Festival da Arte. Muito obrigado a quem esteve presente. Em 2023 teremos muito mais!”, ressaltou o prefeito Rafael Piovezan.

A estrutura do evento contou com o melhor da gastronomia com foodtrucks e a tradicional Feira Livre, linha exclusiva gratuita de transporte coletivo urbano entre pontos e transporte adaptado, economia criativa com feira de artesanato, sustentabilidade e amplo esquema de segurança, além de uma equipe engajada na produção da Virada SP 2022.

“Hoje só me resta o sentimento de gratidão. Sou grato a cada um de vocês que acreditaram em Santa Bárbara e nos deram a oportunidade de realizar um evento plural e acessível à população, não só de Santa Bárbara, mas de toda a região”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Meu muito obrigado a cada um que participou desse processo, vocês transformaram Santa Bárbara d’Oeste em Capital Cultural do Estado de São Paulo. Vivemos dias de plenitude e pura felicidade que jamais serão apagados da minha memória”, complementou.

A Virada SP foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com gestão e produção da Amigos da Arte e correalização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e patrocínio da Cervejaria 3 Américas.

Toda a cobertura da edição 2022 da Virada SP de Santa Bárbara d’Oeste pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura @prefeitura.sbo e Cultura e Turismo @culturasbo