A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoveu nesta quinta-feira (22) a última visita de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara em 2022. A iniciativa tem o objetivo de preparar as futuras mães para o parto, de forma acolhedora e humanizada. A ação contou com a participação de cinco gestantes e quatro acompanhantes.
Durante o encontro, coordenado pelo especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, além das questões voltadas a transmitir maior segurança e informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém-nascidos, também foi abordada a importância da amamentação, seus benefícios no desenvolvimento da criança, em seu sistema respiratório, desenvolvimento correto da face e do sistema mastigatório, entre outros pontos.
As visitas, que estavam suspensas desde 2020, foram retomadas esse ano, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Para participar no próximo ano, as gestantes precisam se cadastrar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de onde serão encaminhadas e acolhidas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas), vinculado à Secretaria de Saúde. Após o agendamento das visitas, a equipe do setor entrará em contato com as gestantes confirmando a participação.
Nos encontros, as futuras mães e seus acompanhantes recebem orientações de uma equipe multiprofissional. Após a atividade, é aplicado um questionário objetivo, visando verificar a efetividade da ação e a impressão das gestantes. Os encontros ocorrem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras.
Ações integradas
Em Santa Bárbara, as ações voltadas ao acolhimento e cuidado com as gestantes e recém-nascidos são realizadas por meio de ações integradas entre diversos setores da Saúde, como a Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Núcleo de Ações Coletivas, entre outros, além da parceria com o Hospital Santa Bárbara.
Esse trabalho intersetorial tem início desde o pré-natal, com acompanhamento nos grupos de gestantes e puericultura realizados nas unidades, consultas e visitas à maternidade, e prossegue após o nascimento, por meio de exames, aplicação de todas as vacinas do calendário vacinal, orientações nutricionais e sobre aleitamento materno, entre outras ações.