25 JAN 2023
SAÚDE
Departamento de Vigilância em Zoonoses realiza mais de 330,9 mil atendimentos em 2022

Combate ao Aedes aegypti em Santa Bárbara já foi exibido em um documentário internacional pela KBS da Coréia do Sul

O Departamento de Vigilância em Zoonoses, órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou mais de 330,9 mil atendimentos, divididos entre as Divisões de Controle de Vetores e de Controle Animal. O trabalho do setor no combate ao mosquito Aedes aegypti realizado em Santa Bárbara d'Oeste é referência mundial. As ações foram exibidas em um documentário internacional pela KBS (emissora pública nacional da Coreia do Sul, uma das maiores redes de TV do Mundo).

Para combate ao Aedes aegypti foram realizadas mais de 174,6 mil ações de monitoramento por meio de ovitrampas, 160,5 mil visitas domiciliares, 76,4 mil imóveis visitados para nebulizações e bloqueios em 34 regiões da cidade, 52,8 mil visitas em imóveis para controle de criadouros, 19,7 mil visitas para o índice de breteau e 1,5 mil visitas em pontos estratégicos e 238 em imóveis especiais.

Outros serviços que se destacaram foram mais de 1,3 mil cães e gatos vacinados contra a raiva, 4,2 mil ações realizadas no controle de pequenos animais, 1,1 mil ações de controle de animais sinantrópicos e 762 ações de controle de animais peçonhentos.

Aedes

Durante as visitas, em 2022, foram encontrados e eliminados 1.044 focos de Aedes. No total, foram identificadas no laboratório 4.483 larvas de Aedes aegypti e 26 larvas de Aedes albopictus. Os focos têm sido encontrados principalmente relacionados a vasos de plantas (plantas na água, vasos e pratinhos), baldes, latas, frascos e plásticos, depósitos de água (tambores e tonéis de armazenamento de água) e pneus. Plantas na água e vasos de plantas foram os recipientes mais comuns.

Educação

A Vigilância em Zoonoses realizou palestras em escolas, clubes de serviços e unidades de Saúde, além de treinamentos, alcançando um público de mais de 2,7 mil participantes. Pelo Programa Saúde na Escola ministrou palestras relacionadas a Dengue, Animais Sinantrópicos, Raiva, Esporotricose e Febre Maculosa. O público-alvo são os alunos e professores do 2° ano e 3º do ensino fundamental das escolas municipais. Foram realizadas 39 palestras, em 23 escolas, para 1.474 alunos e professores presentes. Houve campanhas orientativas, com a distribuição de folders e panfletos sobre a Dengue, Escorpiões, Febre Maculosa, Raiva e a Esporotricose.

Raiva

Durante todo o ano, o Departamento realiza a vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos. Para isso, é preciso agendar antecipadamente pelo telefone (19) 3454.4020, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas.

Todos os cães e gatos acima de três meses sadios devem ser vacinados anualmente. A vacinação é a forma mais importante de controlar a raiva nos cães e gatos e, por consequência, na população humana.

Em casos de humanos que entraram em contato com morcegos, a Prefeitura orienta procurar atendimento médico o mais rápido possível. Já os cães e gatos quando contactantes precisam receber dose de reforço da vacina antirrábica.

Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com o Zoonoses pelo telefone 3463.8099 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas, ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br