06 FEV 2023
Educação divulga reestruturação e diretrizes do Serviço Social Escolar

A Secretaria de Educação promoveu nesta quarta-feira (1º) encontro dos profissionais do Serviço Social com dirigentes e supervisores das escolas que atendem os alunos da Rede Municipal de Ensino, além de membros do Conselho Tutelar. A reunião, realizada no São Nobre, teve o objetivo de socializar as inovações da área e estabelecer fluxos de trabalho para o ano de 2023.

Dentre os assuntos abordados foi ressaltado o caráter preventivo da atuação do Serviço Social nas Escolas e da necessária intersetorialidade em todas as políticas públicas para o acesso efetivo aos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. A contribuição do setor passa a ter foco na busca ativa, escuta e acolhimento das famílias, composição em formações para a comunidade escolar – nas temáticas pertinentes à área, realização de grupos socioeducativos com as famílias dos alunos, interface com a rede intersetorial, composição de redes sócio-pedagógicas, estabelecimento de novos fluxos de referenciamento, grupo de estudos aberto para a participação de profissionais da rede, dentre outros.

A reestruturação do Setor de Serviço Social começou em maio de 2022 com formação e ajustes internos na equipe. A iniciativa busca alinhar os novos desafios e demandas, referenciadas na Lei 13.935/19, que trata sobre a presença de assistentes sociais e psicólogos nos Recursos Humanos da política pública da Educação.