23 FEV 2023
“Pensar o antirracismo” é tema de encontros de formação na Educação
“Pensar o Antirracismo na sociedade atual”. Este foi o tema dos encontros de formação que cerca de 45 funcionários da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d´Oeste participaram neste mês nas dependências da sede da secretaria. O objetivo foi trazer a reflexão do tema aos servidores da área administrativa.

A reflexão foi realizada a partir de quatro módulos  “Eu, Outro, Ética e Futuro(s)”. Tais discussões foram levadas aos alunos do 5º ano da Emefei Professora Purificacion Sanches Fonseca - “Dona Pura” pelo mestre em Filosofia, José Jorge Guedes de Camargo, no decorrer do ano 2022. Devido aos resultados positivos, Guedes foi convidado pela secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, a levar a reflexão aos funcionários da secretaria. Os participantes foram divididos em duas turmas, com dois encontros cada. Os encontros contaram com exposição, audiovisuais, rodas de conversa e dinâmicas.

A Rede Municipal de Ensino mantém diversas atividades permanentes nas escolas municipais que contemplam a educação antirracista que são referenciadas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 e reforçam o eixo Cultura da Paz que trata do respeito à diversidade dos povos. Em 2022, a Prefeitura adquiriu amplo acervo de literatura negra e indígena para as escolas. Além disso, o Município tem parceria com a Comunidade Educativa CEDAC para formação e atuação pedagógica na Rede Municipal de Ensino (Projeto Jaê - Educação para Equidade), visando o fortalecimento de ações de políticas públicas para relações étnico-raciais.