16 MAR 2023
ÁGUA E ESGOTO
DAE de Santa Bárbara inicia Semana da Água 2023

Programação reúne palestras, visitas e oficinas até dia 24 deste mês

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste abriu nesta quinta-feira (16) a Semana da Água 2023, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A programação teve início com a palestra do diretor-superintendente do DAE barbarense, Laerson Andia Júnior, com apresentação sobre as represas do Município, aos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), durante a 86ª Reunião Ordinária do órgão, realizada no Museu da Água.

A reunião também contou com a presença de membros convidados do DAE e da sociedade civil. Dentre os diversos assuntos definidos na pauta desta reunião, teve destaque as obras da nova represa em fase final de construção, a qual ampliará significativamente a capacidade de armazenamento.

Em sua apresentação, Andia fez um histórico da capacidade hídrica atual que o Município possui, destacando toda a contribuição do sistema de represas composto pelas represas Areia Branca, São Luiz e de Cillos, além da Represinha no Jardim Santa Alice, e suas questões técnicas e funcionamento das mesmas.

A palestra foi solicitada pelos representantes da sociedade civil do Conselho, com o intuito de entenderem os assuntos e replicarem as informações nas entidades que representam.

O Condema é um conselho paritário, formado por membros do Poder Público e da Sociedade Civil, que se reúne mensalmente na terceira quinta-feira do mês. O calendário das reuniões pode ser acessado no site https://meioambientesbo.wixsite.com/comdemasantabarbara

Programação

A agenda de palestras, visitas e oficinas voltadas à educação ambiental e de preservação da água seguem até o dia 24 de março. Nesta sexta-feira (17) será realizada a oficina “Semeando Água”, no Centro Ecológico de Santa Bárbara (CESB), com alunos da Escola Estadual “Benedita Aranha de Oliveira” (BAOL). A oficina oferece aos estudantes contato direto com o meio ambiente e ensinamentos de preservação da água.

Na semana que vem, segunda-feira (20), a equipe da Diretoria de Gestão Ambiental do DAE ministrará palestra e oficinas com o tema “Gestão dos Recursos Hídricos e Saneamento”, para alunos da Escola Estadual “Comendador Américo Emílio Romi”, no Museu da Água.

Já no dia 21, terça-feira, será a vez do projeto “Bacia Caipira”, que acontecerá no Horto Florestal do Tupi com grupos da Terceira Idade. O projeto foi criado por meio de parceria do Instituto Florestal do Estado de São Paulo com os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, além do DAE barbarense.

Como parte da programação, no dia 22, quarta-feira, os alunos da Escola Estadual “Maria de Loudes Beozzo Franchi” participarão do projeto “Jacarandás Educador”, evento que ocorre no Parque dos Jacarandás, no Mollon. A ação envolve as secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Por sua vez, o projeto “Nascentes: água para o futuro” levará no dia 23 deste mês, quinta-feira, alunos da Escola Estadual “Maria Guilhermina Lopes Fagundes” (Magui) a conhecerem a nascente existente na Praça do Jardim Dulce. Uma palestra sobre o tema será ministrada aos alunos, em parceria com a Secretaria de Educação.

No encerramento, dia 24, sexta-feira, o projeto “Conheça o DAE” vai apresentar aos alunos da Escola Estadual “Luzia Baruque Kirche” alguns locais de responsabilidade do DAE, como represas e estações de tratamento de água e esgoto.

Além da Semana da Água, mais duas visitas com alunos foram programadas pelo DAE. No dia 29, na Estação de Tratamento de Água – ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, com a Escola Estadual “Sônia Aparecida Bataglia Cardoso”, e no dia 31, na ETA II, na Vila Aparecida, com a Escola de Educação Infantil Imperial.