16 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Projeto “Amigos da Paz” propaga o amor e o bom relacionamento no CAIC Irmã Dulce
Um projeto de convivência pela paz e pelo amor. Com este objetivo, direção e alunos do CAIC Irmã Dulce, no Santa Rita, planejam ações para este mês com leituras de histórias que propagam a harmonia e os bons relacionamentos na escola entre alunos e funcionários.  O projeto “Amigos da Paz” na unidade escolar começou em 2022 por iniciativa da dirigente Olga Benedita Vieira e contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Em novembro de 2022, alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, representados por dois alunos de cada sala, participaram de reuniões para organizar a recepção dos alunos de 2023. Foi a primeira ação do projeto. Quando o ano letivo iniciou, uma série de ações estruturadas resultaram em uma recepção calorosa. Os funcionários fizeram um corredor e todos os alunos e funcionários foram aplaudidos até a quadra, local onde encontraram os professores. Houve contação de histórias e entrega de mimos - um apontador com “carinhas” de emoção confeccionados pelos alunos.

Neste ano, alunos do 4º e 5º ano confeccionaram corações com frases motivacionais em casa. No dia da ação em fevereiro, eles trouxeram e colocaram nas mesas de todos os estudantes do Ensino Fundamental e Jardim I e II (Educação Infantil) e os professores explanaram sobre o tema amor e paz, propagando um clima de amizade, respeito e harmonia. A iniciativa estendeu-se também a todos os funcionários da escola, em gratidão e reconhecimento à dedicação diária com os alunos.

A Rede Municipal de Ensino atende mais de 16 mil alunos entre creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Projetos  de leitura, educação antirracista e pela cultura de paz - um dos eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) são realizados de forma permanente nas escolas municipais.