31 MAR 2023
Santa Bárbara sedia primeira reunião presencial da CIR após pandemia

O Município de Santa Bárbara d’Oeste sediou nesta sexta-feira (31) o primeiro encontro presencial da CIR (Comissão Intergestores Regional), após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. As reuniões vinham sendo realizadas de forma online há cerca de três anos, em virtude das medidas de isolamento social. O encontro ocorreu no Centro de Estudo e Cultura Ambiental e contou com a presença de gestores de Saúde dos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e da DRS VII - Campinas.

“É muito gratificante poder receber todos os municípios da nossa região nesta retomada dos encontros presenciais. Apesar dos esforços de todos para manter as discussões das questões de saúde neste período, acredito que é no formato presencial que alcançamos maior resolutividade para temas tão importantes para a população atendida pelo SUS na região”, destacou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

Durante a reunião foram abordados vários temas, como: GVE - Campinas; Cirurgias Eletivas; Projeto Matriciamento do AME Santa Bárbara; Portaria MS 96/23; COSEMS; Atenção Primária à Saúde; além de Habilitações e Credenciamentos para Novos Serviços e Unidades de Saúde em cidades da região.

A CIR é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de uma rede regionalizada de serviços de saúde integrados. Os encontros são realizados mensalmente, sempre em um município diferente.