10 ABR 2023
SAÚDE
Saúde na Escola: PSE promove boas práticas na Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara
As ações do Programa Saúde na Escola (PSE) seguem em diversas escolas municipais com o objetivo de promover a saúde por meio de prevenção, orientação e boas práticas.

Na terça-feira (4) foi a vez dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Emefei “Profª. Iraídes Ferreira Lourenço”, do Jardim Pérola,  receberem a equipe da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde com palestra sobre a importância da higiene dos dentes e prevenção de cáries.

Os dentistas da Prefeitura realizam encontros nas escolas seguindo cronograma para promover o cuidado com os dentes e a saúde, que são propagadas em casa para as famílias e sociedade. Os alunos aprendem na teoria e na prática a escovação dental correta, tudo de maneira lúdica e interativa. Cerca de 15 mil alunos já receberam o kit de escovas com cremes dentais para complementar a iniciativa. É o eixo Saúde Bucal do PSE que segue para os estudantes do primeiro ano nas escolas municipais.

Outros eixos que estão sendo realizados no mês de abril são o de saúde auditiva, com a certificação de recebimento do teste de orelhinha nas crianças do Maternal III e o de prevenção à Covid - 19.

Implantado em Santa Bárbara em 2013, o PSE é realizado por meio de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde e as ações envolvem mais de 16 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos. Dentre os eixos do programa estão a saúde vacinal, antropometria, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, prevenção das violências e dos acidentes, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção de práticas corporais, crescer saudável (atividade física e alimentação saudável), prevenção à obesidade, direito sexual e reprodutivo e cultura de paz.