11 ABR 2023
Espetáculo Via Crucis é sucesso e emociona o público em 2023

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis recebeu ótimo público durante os seis dias de apresentação. A sessão extra, realizada na segunda-feira, viabilizou que o público pudesse prestigiar o espetáculo mesmo com o cancelamento da apresentação da “Sexta-feira Santa” em virtude da chuva.

A produção grandiosa, retornando ao Complexo Usina Santa Bárbara, reuniu pessoas de todo a região, incluindo visitantes de outros estados. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo aplicou questionário com mais de 1.500 pessoas durante os dias de apresentação para identificar as características do público. Os resultados demonstram que, do público total, 26% são compostos de turistas e em sua maioria ficaram sabendo do espetáculo por meio das redes sociais e indicação de amigos e familiares.

Ao todo, foram seis meses de preparação até os dias de apresentação, incluindo fase de concepção da dramaturgia, produção, ensaios e montagem. A edição de 2023 contou com a colaboração direta de 207 pessoas na organização.

“Agradeço a dedicação do elenco, da equipe de produção e dos servidores municipais na jornada de montagem do Espetáculo Via Crucis 2023. Agradeço também ao prefeito Rafael Piovezan pelo apoio ao Via Crucis em mais uma temporada. São dias de muito trabalho que, ao final, com os aplausos da plateia, preenchem nosso coração de felicidade. Meu muito obrigado ao Grupo Travessia de Atividades Sociais e Artísticas que foi um parceiro ímpar na realização do projeto e as empresas patrocinadoras por oportunizarem mais uma vez a realização de um evento gratuito e tão emocionante”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

As novas cenas da dramaturgia focada nos evangelistas, com narração do Espírito Santo, emocionaram o público. A estrutura da cidade cenográfica do mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi a maior das 24 edições, com três níveis de altura, sendo que o piso mais alto estava a seis metros do solo. Foram mais de 600 metros quadrados de piso acessados por 10 escadas que oportunizaram o trânsito do elenco durante as 25 cenas da encenação. A estrutura contou também com um “background” de 68 metros de comprimento por 8,5 metros de altura, revestido cenograficamente.

Um dos diferenciais foi o reaproveitamento de materiais, reutilizando madeira de compensação de outros eventos, restos de isopor e de tecido, outros materiais recicláveis, uma massa cenográfica que deu aspecto rústico para a cidade da época de Jesus, além de um novo sentido para o palco.

Em espaço reservado, o Espetáculo contou com duas sessões com tradução em libras. Este mesmo local atendeu também pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, gestantes e lactantes. Para melhor atendimento, as entradas do recinto contaram com funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo para orientações a esses públicos.

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.