13 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeito Rafael Piovezan participa de reunião e reitera medidas de segurança nas escolas

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou nesta quinta-feira (13) de reunião na Secretaria de Educação para reiterar as medidas de segurança realizadas nas escolas, intensificadas nos últimos dias, além do treinamento com os dirigentes de todas as escolas municipais para a utilização do botão de emergência, em implantação.

O encontro contou também com as presenças da secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, do secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, representantes da Guarda Municipal, gestores das escolas públicas, conveniadas e particulares, além de representantes do Poder Legislativo, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar e sindicatos.

O evento também teve como objetivo reafirmar o compromisso do Poder Público e dos gestores escolares, na união e busca de estratégias para garantir a segurança, além de reforçar as ações já deliberadas pela Administração Municipal. Dentre as medidas já adotadas estão a intensificação diária da Ronda Escolar por meio da Guarda Municipal, vistoria em todas as unidades para o mapeamento de novos medidas de segurança, implantação do serviço de inteligência com Botão Emergencial interligado diretamente à central da Guarda Municipal, ampliação do sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos identificados pelo serviço de inteligência da Guarda Municipal, contratação de novos vigilantes para as unidades escolares, revisão do Protocolo de Segurança Municipal, além da capacitação e treinamento dos gestores escolares.

Para as escolas, as orientações referem-se à intensificação de ações já existentes como verificação dos acessos da unidade escolar, identificação das pessoas que entram no ambiente escolar, atenção redobrada às atividades em ambientes externos e acolhimento dos profissionais da Guarda Municipal presentes na escola. Também foram reforçadas medidas que as unidades escolares propagarão para as famílias dos alunos como verificar redes sociais, círculo de amizades, mudanças de comportamento e a importância do diálogo e da proximidade com os filhos para o fortalecimento de valores, respeito e empatia com o próximo e a necessária parceria entre escola e família. A Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste atende mais de 16 mil alunos entre bebês, crianças, jovens e adultos em 56 unidades escolares.