17 ABR 2023
Educação nutricional nas escolas de Santa Bárbara estimula alimentação saudável

As crianças do Emei “Padre Mário Dantas de Menezes” receberam a visita da “Dona Frutela” na quarta-feira (12) para colher a fruta mais esperada dos últimos meses: a melancia. Parece história de criança e a ideia é exatamente essa. De maneira lúdica e divertida, a nutricionista Luciana Malta, do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, promove educação nutricional com o objetivo de incentivar e valorizar o consumo de alimentos saudáveis.

A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e também o projeto Horta e Horto na Escola, que acontece nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste.

Os alunos do Jardim I e II da Emei “Padre Mário” acompanharam o crescimento da melancia, que foi plantada por cozinheiras da escola com a semente da fruta ofertada aos alunos na alimentação escolar. As professoras foram responsáveis por levar as crianças regularmente à horta da escola e acompanhar o tempo de crescer, amadurecer e esperar pela colheita. A ação possibilitou aos alunos mais conhecimento sobre o alimento e a valorização do mesmo.

A visita da “Dona Frutela” para acompanhar a colheita concluiu o aprendizado sobre a melancia, seu tempo de crescimento, seus benefícios para saúde. E as crianças degustaram a fruta com muito mais sabor e alegria.

Batata Doce

Na Emei “Vanderlei Matarazzo”, no Ângelo Giubbina, o aprendizado sobre a batata doce foi finalizado na quinta-feira (13) com os alunos da Educação Infantil. As crianças cultivaram a batata-doce em sala de aula, acompanharam o crescimento das folhas e fizeram a degustação em uma receita de pão de queijo que eles mesmos prepararam.

Com a ajuda da “Dona Frutela”, os alunos misturaram batata-doce com polvilho azedo, muçarela, sal e água, fizeram bolinhas, colocaram para assar e comeram deliciosos pães de queijo saudáveis na escola.

A Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste segue o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras do Ministério da Saúde e atende as diretrizes da Resolução nº 06 e 20/2020 sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que prioriza alimentos in natura e reduz ou exclui (abaixo de 3 anos de idade) alimentos ultraprocessados e açúcar - impossibilitando inclusive a compra dos mesmos com recursos públicos.