19 JUN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Pedal e Circuito Ecológico encerram programação do Mês do Meio Ambiente

A agenda do Mês do Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste foi encerrada neste fim de semana, sábado (17) e domingo (18), com a realização do Circuito Ecológico e o Pedal Ecológico “Dez Pró Ambiente”. Mais de 900 pessoas puderam prestigiar a extensa programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste (Comdema). As ações de conscientização também arrecadaram 330 quilos de alimentos não perecíveis que foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade.

O Pedal Ecológico “Dez Pró Ambiente” foi responsável por plantar 150 árvores nativas nas margens do Córrego Mollon, no Parque Linear, neste domingo (18), além de levantar a bandeira do transporte sustentável. Saindo do Parque Araçariguama, o trajeto foi feito por meio das ciclofaixas e ciclovias municipais, com coordenação do grupo Pedala SBO, em parceria com a empresa Espaço Mobilidade, e acompanhamento da Guarda Municipal.

Já no sábado e domingo o Circuito Ecológico oportunizou acesso e conhecimento de estruturas e programas ambientais à população. Ao todo, 104 pessoas conheceram o Museu da Água, o CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara d'Oeste) e Represa Santa Alice (Represinha).

Desde o dia 2 de junho, a agenda contou com a abertura oficial das ações, Projeto Vida Melhor e Mais Longa, Cãominhada, Birdwatching, Festival das Orquídeas, Curso de Capacitação para Licenciamento Ambiental Municipal, Curso de Capacitação para Podadores, Projeto Folha Azul, Projeto Arvorecer, palestras "Nossas represas, nossa nova represa" e "O Segredo da Água Mineral", Circuito Ecológico e Pedal Ecológico, além de ações do Canil Municipal e live.

“As questões ambientais vão muito além do Meio Ambiente. Desde 2013 nós estamos recuperando áreas abandonadas, realizando plantios, conectando corredores florestais para que a fauna retorne e o equilíbrio ambiental seja retomado. Saímos de 8 toneladas de coleta seletiva para 300 toneladas atualmente, por meio de políticas públicas ambientais que norteiam o trabalho, gerando renda, desenvolvimento e sustentabilidade. O crescimento e importância das cooperativas de reciclagem é essencial e muito importante nesse processo. Por meio desse meu compromisso com as questões ambientais eu construí a minha vida, carreira, família. E é assim que vou continuar ajudando a construir a história de Santa Bárbara”, disse o prefeito Rafael Piovezan.

Como parte das parcerias, o Cãominhada possuiu co-realização do Santa Bárbara Mall e apoio da Secretaria de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Petz, Maria Brasileira, Unimed Santa Bárbara e Americana, FAM (Faculdade de Americana), Supermercado Brait SempreTem e Spasb (Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d’Oeste – SOS Animais). Já o Circuito Ecológico contou com apoio da Denso do Brasil.