29 JUN 2023
Caminhos da Cultura: Prefeitura de Santa Bárbara e Senac oferecem Curso Técnico em Teatro

Curso é 100% gratuito e de Nível Técnico

Em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Programa de Formação "Caminhos das Cultura", o Senac Americana oferecerá gratuitamente o Curso Técnico em Teatro, por meio do Programa Senac Gratuidade. Com 1.000 horas de Nível Técnico, a pessoa aprenderá a atuar no teatro, cinema, TV, publicidade, plataformas digitais e ações culturais, com técnicas de improvisação, movimentos corporais, vocais e artísticos. As inscrições abrirão em modo presencial a partir do dia 10 de julho.

As aulas iniciarão no dia 7 de agosto deste ano, com conclusão prevista para o dia 13 de dezembro de 2024, e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30, no Centro de Estudo e Cultura Ambiental (Avenida Sábato Ronsini, 951, Jardim Itamaraty), e no Teatro Municipal “Manoel Lyra” (Rua João XXIII, 61, Centro), para encenação e aulas de maquiagem, conhecimento técnico de iluminação, som e palco.

Para participar, o interessado deverá ter no mínimo 16 anos de idade e ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano, pois é obrigatório apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio para obter o Diploma do Curso Técnico em Teatro, além de ter uma renda familiar de até dois salários mínimos federais por pessoa.

Para a matrícula são obrigatórios originais e cópias do RG, CPF ou CNH (frente e verso); Histórico de conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Matrícula do 2º ou 3º ano e aqueles que têm 16 e 17 anos de idade deverão apresentar originais e cópias do RG, CPF ou CNH do seu Responsável Legal.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas de modo presencial a partir do dia 10 de julho no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado em frente ao Museu da Imigração, na Rua João Lino, 362, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Serão 30 vagas disponíveis que serão preenchidas em ordem cronológica considerando-se data e hora da inscrição.

Vale ressaltar que a partir da 31ª inscrição será gerada uma lista de espera, com encerramento programado para o dia 27 de julho deste ano. Esta lista destina-se a suprir eventuais desistências ou desabilitação de inscritos que não atendam integralmente o que determina o Programa Senac Gratuidade.

Curso

Como alunos do Senac, os participantes do Curso Técnico em Teatro de Santa Bárbara d’Oeste possuirão o mesmo acompanhamento disponibilizado aos demais alunos da Unidade do Senac Americana, com acesso à secretaria e biblioteca física e virtual para fazer pesquisas e estudar.

O Técnico em Teatro é uma profissão regulamentada no Brasil que necessita ter o registro profissional para os diversos cenários de atuação. Após a aprovação no curso, o aluno aprovado receberá diploma que é aceito em todo Brasil para a obtenção de seu registro profissional.

Em caso de dúvidas, a pessoa interessado pode entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (19) 3455.7000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.