17 JUL 2023
CONCURSO PÚBLICO
Exposição interativa “A poesia do movimento mecânico” é lançada nesta quinta-feira (20)

A exposição interativa “A poesia do movimento mecânico”, do artista Eduardo Salzane, terá sua cerimônia de abertura para convidados marcada nesta quinta-feira (20), data de aniversário de Santos Dumont, às 19 horas, no Centro de Memórias. As obras estarão expostas no Centro de Memórias ‘Antonio Carlos Angolini’ e no Museu da Imigração a partir desta sexta-feira (21) a 21 de setembro, com entrada gratuita.

Inédita na cidade, a mostra é composta por 11 esculturas autômatas, com movimento, construídas com restos de madeira e materiais naturais como galhos e folhas. O destaque do acervo é uma releitura de grande porte do 14 Bis, avião construído por Alberto Santos Dumont, em uma homenagem que a exposição faz aos 150 anos de nascimento do inventor, comemorados em 2023.

“A poesia do movimento mecânico” é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da TRBR Indústria e Comércio Ltda. e parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A exposição tem a produção executiva da Track Comunicação e a curadoria de Lani Goeldi.

Visitas guiadas e oficinas

Além de receber o público em geral, a mostra ‘A poesia do movimento mecânico’ permitirá visitas guiadas e oficinas para grupos convidados. Para contemplar a acessibilidade, a ação contará com o apoio de uma intérprete de Libras.

Sobre o artista

Eduardo Salzane se autointitula fazedor, construtor, mecânico de pássaros e de mar. Trabalha a materialidade da poesia e suas particularidades sutis através da madeira, suporte flexível de suas concepções visuais e das combinações mecânicas aplicadas em esculturas com movimento. Em 2018, realizou a exposição “A poesia do movimento mecânico” no Ecomuseu de Itaipui – Foz do Iguaçu e a mesma mostra em outubro de 2019 na unidade do SESC Avenida Paulista. Em março de 2020, organizou a exposição de 8 de fevereiro a 7 de março, na Oposta Espaço Inventivo em Limeira/SP. Mais informações em www.instagram.com/eduardosalzane

Serviço:
Exposição ‘A poesia do movimento mecânico’

Data: 21 de julho a 21 de setembro

Horário: Terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Locais: Centro de Memórias (R. João Lino, 362 - Centro) e Museu da Imigração (R. João Lino, 371 – Centro)