20 JUL 2023
SAÚDE
Julho Amarelo: Mês de Conscientização das Hepatites Virais terá período de testagem em Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoverá a partir da próxima segunda-feira (24) um período de intensificação de testagem para Hepatites Virais. A iniciativa faz parte do Julho Amarelo, Mês de Conscientização das Hepatites Virais, e seguirá entre os dias 25 e 28 deste mês e dia 31, das 8 às 15 horas, no AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas). Os testes são gratuitos e não há necessidade de agendamento.

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei Federal nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das Hepatites Virais, consideradas como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes essas infecções são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

As principais Hepatites Virais são: A, B e C. A Hepatite A é a que tem o maior número de casos e está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. As Hepatites B e C são inflamações no fígado causadas por vírus e, como costumam ser silenciosas, acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma).

Principais formas de transmissão das Hepatites A, B e C

Hepatite A: a principal forma de transmissão é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água contaminados, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

Hepatites B e C: são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que podem vir a ser compartilhados, como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear.

A transmissão do vírus da Hepatite B também pode ocorrer por via sexual, sendo considerada, portanto, uma doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa frequente de disseminação desse vírus.

Tratamento

Não há nenhum tratamento específico para Hepatite A. O mais importante é evitar a automedicação para alívio dos sintomas, vez que, o uso de medicamentos desnecessários ou que são tóxicos ao fígado podem piorar o quadro. Os cuidados com a higiene pessoal, como a lavagem das mãos com água e sabão, são fundamentais para se evitar a contaminação por qualquer tipo de vírus ou bactéria. Além disso, é importante limpar os alimentos frescos antes de consumir para não ser infectado pelo vírus da Hepatite A.

A Hepatite B tem cura na maior parte dos casos, pois o próprio organismo cria anticorpos para eliminar o vírus em até seis meses depois dos sintomas iniciais. Porém, esta doença também pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo, levando a casos de cirrose e câncer de fígado.

Os tratamentos disponíveis atualmente para Hepatite B “não são capazes de curar a infecção”, porém podem retardar a progressão da cirrose e reduzir a incidência de câncer de fígado.

A Hepatite C tem elevado percentual de cura dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. Este é feito com os chamados antivirais, que apresentam taxas de cura de mais 95%. O tratamento é realizado, geralmente, por oito ou 12 semanas.

As Hepatites B e C podem levar a cirrose hepática e até a uma maior incidência de câncer no fígado. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que de 70% a 80% das infecções entre os portadores de Hepatite C se tornam crônicas. Além disso, 20% delas podem evoluir para cirrose e de 1 a 5% para câncer de fígado.

Os tratamentos disponíveis para as Hepatites Virais são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Vale ressaltar que existem vacinas para prevenir a infecção pelas Hepatites A e B, também disponíveis no SUS. Não há vacinas para prevenir a Hepatite C.

O AMDIC está situado à Rua Teresina, 553, no Planalto do Sol. Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato por meio dos telefones (19) 3454.8466 ou (19) 3455.2490. O endereço de e-mail é o: amdic.saude@santabarbara.sp.gov.br. O horário de atendimento é das 7 às 16h30.

Julho Amarelo - Mês de Conscientização das Hepatites Virais

De 24 a 28/7 e 31/7, das 8 às 15 horas

Local: AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas) | Rua Teresina, 553, Planalto do Sol, Santa Bárbara d’Oeste/SP

Testes gratuitos