01 SET 2023
SAÚDE
Agentes de saúde e de endemias se formam em Curso Técnico do Programa “Saúde com Agente”

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promoveu nesta quinta-feira (31) a formatura de 24 profissionais da Saúde no Curso Técnico do Programa “Saúde com Agente”. A cerimônia ocorreu na Estação Cultural da Fundação Romi. A iniciativa, realizada pelo CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, foi voltada aos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias que atuam na Rede Pública do Município.

O curso foi realizado entre agosto de 2022 e agosto de 2023, com carga horária de 1.280 horas, por meio de atividades práticas e teóricas, tendo como preceptores o biólogo Luiz Eduardo Chimello de Oliveira e a enfermeira Vanderleia Guedes Moreira.

O Programa “Saúde com Agente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o CONASEMS, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Secretarias Municipais de Saúde, para oferta de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Representando o prefeito Rafael Piovezan, o vice-prefeito Felipe Sanches,destacou a importância da qualificação dos profissionais da área da Saúde. “Em nome do prefeito Rafael Piovezan parabenizo cada um dos profissionais que se formam neste curso. A Saúde se faz, além das estruturas implantadas pela Administração Municipal, com profissionais capacitados como vocês, empenhados em proporcionar o melhor atendimento ao cidadão”, comentou o vice-prefeito Felipe Sanches.

“Gostaria de parabenizar os agentes comunitários de saúde e de controle endemias por terem concluído esse curso tão desafiador. Esses profissionais são fundamentais para as equipes e para as políticas de promoção da saúde junto à população, por meio das visitas domiciliares que tanto fortalecerem o vínculo com o cidadão”, enalteceu a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. “A Administração Municipal investe nos profissionais com a certeza de que farão o melhor pela população e ficamos extremamente orgulhosos e gratificados em participar desse momento tão especial”, complementou.

Após a entrega dos certificados, uma banda composta pelos servidores da Secretaria de Saúde, Rodrigo Ito e Silva, Paulo Eduardo Recchia, Wilson José Guarda e Cléber Roberto Delphino homenageou os formandos com uma empolgante apresentação musical. O evento teve apoio do Higa Atacado.