A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Setor de Educação Permanente em Saúde, concluiu nesta quarta-feira (13) uma atualização de Treinamento sobre Sífilis. Voltado aos médicos e equipe de enfermagem que realizam o pré-natal na Rede Pública do Município, além de médicos pediatras, o evento ocorreu na Secretaria de Educação e abordou a Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita.
O objetivo foi atualizar os profissionais em relação ao diagnóstico, tratamento e monitoramento dos casos de sífilis durante a gestação em toda a rede municipal de saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde e nos serviços especializados que compõem a assistência. O treinamento foi dividido em duas etapas. O primeiro foi no mês passado, com foco na Sífilis Adquirida em Adultos.
O encontro desta quarta foi ministrado pela infectologista Débora Bignotto Rosane Battaglia e abordou: Diagnóstico, Tratamento e Monitoramento dos Casos de Sífilis em Gestante e Parcerias Sexuais, Acompanhamento de Crianças Expostas à Sífilis e Crianças com Sífilis Congênita na Rede Municipal de Saúde, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis e Guia de Bolso para Manejo de Sífilis em Gestante e Sífilis Congênita (Programa Estadual de IST/AIDS do Estado de São Paulo).
As formações realizadas pelo Setor de Educação Permanente em Saúde junto aos profissionais da Rede Municipal acontecem durante todo o ano, com o intuito de qualificar e melhorar ainda mais a qualidade no atendimento à população.